Leonardo DiCaprio falou na Cimeira do Clima das Nações Unidas (ONU) no seu novo papel de Mensageiro da Paz da ONU e surpreendeu-me imenso! Disse: “as secas estão a intensificar-se, os oceanos estão a acidificar, colunas de metano a subir do fundo dos oceanos, estamos a ver eventos meteorológicos extremos e as camadas de gelo da Antártida e da Gronelândia a derreterem a velocidades sem precedente, décadas antes das previsões científicas.” Ele proferiu de facto as palavras “colunas de metano a subir do fundo dos oceanos”! Juro!

Senhoras e senhores, é a primeira vez que alguém num cargo tão conceituado e num evento político de tal dimensão, fala em colunas de metano a saírem do fundo dos oceanos. Eu estou estupefacto!! Não sei se hei-de celebrar ou desconfiar que aqui há rato. Celebrar o quê se a descoberta de metano a ser liberto do fundo dos oceanos é um factor de previsão da extinção da humanidade, podem vocês perguntar? Haha, sinto necessidade de me explicar. A celebrar a consciencialização global de que o que temos em comum é a vida neste planeta, e de que esta está em sério risco de não durar mais que umas décadas, um entendimento que pode finalmente abraçar a humanidade para além das distorções de posse, classe, nacionalismo, guerra, e todas as distorções perpetuadas por este sistema socioeconómico retrógrado e milenar.

Sinto vontade de chorar cada vez que entro numa sala e estão a olhar para a televisão a entreterem-se com gente famosa que exibe a desigualdade humana com orgulho, com seres humanos milionários a correrem atrás de uma bola, com seres humanos que estão no outro lado do mundo a serem rasgados e oprimidos em stress crónico pela chuva diária de bombas e sem saberem se amanhã será o seu dia, enquanto estes que se entretêm com a bola e com os famosos que passam na TV expressam o seu ódio pelos bombardeados ao invés de dor e tristeza, pois a imagem inimiga dos seus irmãos humanos foi lhes lavada no cérebro e vendida pelos mesmos humanos que estão a enriquecer com os combustíveis fósseis e levar-nos à extinção. Sim, vendida! Nem sequer foi imposta. Ou não pagaste para ter acesso aos canais?

“O mundo, tal como o fizemos, é um processo do nosso pensamento. Não pode ser mudado sem mudarmos o nosso pensamento.” – Albert Einstein

Se queres MESMO mudar o mundo, tens que começar por ti própria, e desligar essa televisão.

Quanto ao Leonardo DiCaprio falar em Extinção Humana, vejam vocês próprios. Ele é o narrador da série documental “Green World Rising” a qual é produzida pela Tree Media e apoiada pela Fundação Leonardo DiCaprio. Aqui têm o segundo episódio traduzido para Português “Last Hours“. O primeiro episódio está em inglês e chama-se “Carbon“.

O comentário que se destacou no topo da lista debaixo do vídeo “Carbon” é de Guy McPherson, o professor emeritus da Universidade do Arizona que abandonou a carreira académica para palestrar, dar entrevistas e escrever sobre a evidência científica que suporta a previsão, segundo ele com uma certeza praticamente absoluta, da seguinte citação de outro cientista, Jonh Davies…

“O mundo está provavelmente no início de um evento de efeito estufa descontrolado o qual vai acabar com a maioria da vida humana na Terra antes de 2040.”

– Guy McPherson citando Jonh Davies

… e diz o seguinte: “This is the most ignorant film I’ve seen in a long time. 2 C is locked in, and it’s a political target, not a scientific one.” Em português: “Este é o filme mais ignorante que vi em muito tempo. Os 2º C (de aumento da temperatura média global – hoje estamos com um aumento de 0.85 ºC) estão garantidos, e trata-se de um alvo político, não científico.” Espera aí! Se ainda só estamos a 0.85º C depois de emissões de CO2 desde 1850, ainda falta muito para chegar a 2ºC, qualquer um notaria agora. Eu sei que parecem nada mais que loucos a dizerem baboseira, para a maioria de nós; mas apenas porque não conhecemos bem a ciência climática. As emissões de CO2 demoram 40 anos a surtir efeito de aquecimento na atmosfera, do mesmo modo que fechar as janelas de um carro num dia de Sol também demora um pouco até que pareça um forno. E mais: Nós pusemos mais CO2 na atmosfera nos últimos 29 anos do que nos 236 anos anteriores combinados. Esse CO2 ainda não começou a contar para o aquecimento, mas já está na atmosfera! Dá um arrepio na espinha, não dá? Os 2ºC agora parecem mais uma certeza e a ideia de extinção começa a gerar curiosidade dentro de nós.

O Guy McPherson dá a cara porque não tem nada a perder (ao contrário de muitos outros cientistas que até de ameaças sofreram) e o que ele diz não é inventado por ele; são de facto estudos, conclusões e citações de outros cientistas ou instituições académicas ou ambientais. Ate mesmo a previsão de que a humanidade já não tem hipótese de evitar a extinção a curto prazo, é partilhada por outros cientistas.

Para perceber melhor como um professor emeritus deixa a carreira académica e a sua comunidade auto-sustentável e isolada da civilização para vir falar todos os dias até ao fim da sua vida sobre a ideia mais triste e aterrorizante que se pode imaginar… não sei se vais conseguir perceber, mas aqui está uma apresentação traduzida para português que poderá revelar um pouco mais.

“we need to put a price tag on carbon emissions” – Leonardo DiCaprio

Aaaah! Assim este aparecimento do São DiCaprio faz mais sentido. Não se pode resolver o problema do aquecimento global dentro deste paradigma económico distorcido da Natureza? Oh, põe-se um preço na natureza então; ta resolvido. Está nos a vender o mesmo que o AlGore quando aquele político reapareceu.

Amigos, há corporações que põe de lado biliões de dólares só para pagar multas que já sabem poderão vir a pagar. Apenas 1 bilião de notas de dólar deitadas umas em cima das outras têm o comprimento de 67,9 milhas, ou 109 quilómetros.  Chegariam desde a superfície da Terra até à porção inicial da troposfera; ou numa referência mais familiar, deitadas na estrada iriam do Porto a Coimbra. Para além de que não pode existir dinheiro sem corrupção. A corrupção é a base fundamental do dinheiro e a causa de raiz do aquecimento global, assim como da pobreza e da guerra.

 Sinto muito, mas parece-me que o Guy McPherson esta mais próximo de acertar na sua previsão; especialmente de cada vez que ligamos aquela caixinha de desinformação, a televisão.

Mais sobre eventos de seca e as suas causas: aqui!

Mais sobre o Ártico e metano: aqui!

Mais sobre o degelo na Antártida e Gronelândia: aqui!

Blogues científicos sobre Alterações Climáticas e Aquecimento Global: aqui! e acolá!

Anúncios

One thought on “Leonardo DiCaprio Fala em Colunas de Metano e Extinção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s