Águas, correntes, quentes, invadem o Ártico. Metano ameaça de extinção
Correntes quentes invadem o Ártico pela primeira vez em milhares de anos, pelo Estreito de Bering, vinda do Atlântico Norte e Pacífico, o que ameaça derreter ainda mais o gelo e os hidratos de metano que ameaçam a humanidade de extinção.

Pela primeira vez em milhares de anos, águas quentes estão a fluir para o Oceano Ártico. Água quente do fundo do oceano está a aparecer nas imagens de superfície. Não há modo de colocar isto no contexto do “normal”. Temperaturas ao longo da história mantiveram o Ártico congelado num balanço equilibrado durante milhares de anos. Mesmo que houvesse um “ciclo natural” foi completamente atropelado pela quantidade enorme de poluição que está a ir para a atmosfera.

Mais de 90% do desequilibrio energético da Terra tem ido para os oceanos, quase desapercebido pelas pessoas que monitorizam as temperaturas na atmosfera. O oceano aquecido está a atravessar o Estreito de Bering e a entrar no Mar de Chukchi, Mar de Barents, Mar Siberiano Oriental, e pior que tudo, no Mar de Laptev.

Existem concentrações de hidratos de metano em todas estas áreas, a uma profundidade de 1,500 milhas (2400 Km) ao longo de milhas e milhas de leito marinho. Existem fracturas ali que dão ao manto de metano uma via para chegar à superfície a qual tem estado selada pelo gelo de forma segura.

Os hidratos de metano e o gelo estão a derreter

Este artigo foi traduzido do original “For the first time in thousands of years, warm water is flowing into the Arctic Ocean – ‘There is no way to put this into the context of ‘normal'”  o qual faz referência ao blogue Arctic News (Notícias do Ártico) desenvolvido com o contributo de 23 cientistas e jornalistas, entre eles o autor do artigo referido, Harold Hensel.
Referências da wikipédia ao Estreito de BeringMar de Chukchi, Mar de Barents, Mar Siberiano Oriental, e Mar de Laptev foram adicionadas para facilitar a contextualização geográfica ao leitor.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s